Em tempos de incerteza, nossa maior segurança é saber que temos o apoio de parceiros e entidades para enfrentar os períodos de turbulência. Durante a pandemia do Covid-19, podemos perceber a importância de se ter uma rede de apoio unida e coesa para nos mantermos firmes em nossos propósitos e continuar tendo meios de oferecer segurança aos colaboradores e serviços/produtos de qualidade para o mercado.
É importante destacar que, apesar de todas as tristezas e prejuízos causados pela pandemia, esse cenário nos mostrou que sempre há uma luz no fim do túnel e uma nova chance de se explorar novos caminhos. Mostrou a importância das parcerias, do networking e, principalmente, da necessidade de políticas voltadas para assistência e sobrevivência de empresas.
Pensar no coletivo, essa é a principal demanda que a situação atual exige. O fortalecimento do associativismo com a pandemia, reforçou a necessidade de sermos uma entidade forte e ativa em nosso meio defendendo os direitos dos seus associados e oferecer meios de prestar suporte para todos eles. E é nisto que nós da ABEFORM (Associação Brasileira das Empresas de Formatura) acreditamos.
Além disso, devemos aproveitar as oportunidades que surgem dentro da ABEFORM e buscar aprimorar técnicas, capacitar colaboradores e oferecer suporte a toda rede de formatura. A troca de experiências é um dos pontos que devem ser valorizados por cada um de nós neste período. Passado um ano de ABEFORM, já somos 70 empresas sérias e muito mais está por vir em 2021.
A inovação terá um papel importante a partir deste momento onde será necessário adaptar novas estratégias para um cenário, até então, desconhecido. Otimização de processos, valorização de mão de obra e novas formas de ofertar seus produtos e serviços são alguns dos pontos que serão primordiais para essa nova etapa e a união de todos fará a diferença nesse processo. É neste ponto que o associativismo tem o seu ápice, promover a integração de todos os associados para propiciar o desenvolvimento do grupo é de grande importância para que todos possam se adaptar aos novos tempos.
Devemos entender a pandemia como uma oportunidade de mudar hábitos e estabelecer novas formas de negócio. Estar atento a essas mudanças pode nos fortalecer e nos manter preparados para enfrentar momentos de crise global.