A definição da empresa de formaturas para organizar os eventos da turma, é um momento muito importante, pois é através dela que os recursos dos alunos são administrados para que possam viver experiências incríveis ao longo dos anos e sem preocupações.
É preciso muito cuidado para escolher quem será responsável por esse sonho. Marcas sólidas e seguras vão garantir que você aproveite a jornada sem sustos. Em compensação, empresas amadoras ou não confiáveis podem transformar a jornada num verdadeiro pesadelo.
👉 Seguem os 7 pecados que você não deve cometer na escolha da melhor empresa:
🔎1 – Não pesquisar a fundo
Não estamos falando de procurar duas ou mais empresas apenas, mas sim de pesquisar mais profundamente cada uma delas. Onde essa empresa atua? Quantos clientes ela tem? Já houve algum incidente grave relacionado a ela? Qual a estrutura da empresa? Google tá aí pra ser seu importante aliado nessa pesquisa.
🫰2 – Aceitar preços muito baixos
Se te oferecessem uma mansão pelo preço de uma casa popular, você desconfiaria, certo? O mesmo vale para eventos de formatura. Preço e qualidade andam juntos, e preços muito abaixo do mercado podem significar uma grande dor de cabeça no futuro.
🤑3 – Se “vender” para a empresa
Comissões de formatura costumam ter, de fato, alguns benefícios, fruto da dedicação e do trabalho que têm ao longo do tempo. Nada mais justo. Porém, algumas comissões acabam aceitando “benefícios” altos demais e que certamente vão custar caro no futuro. Alguém vai pagar por eles. Os alunos ou os próprios eventos serão sacrificados para cobrir essas vantagens. Transparência com a turma é o primeiro passo rumo ao sucesso!
🧐4 – Não se atentar a promessas mirabolantes
Se os descontos ou vantagens são exorbitantes, acenda o sinal vermelho. Empresas sérias sabem que os custos são altos, que as variações são grandes ao longo dos anos e que é preciso responsabilidade para gerir os recursos de tanta gente. Benefícios exagerados logo de cara, significam a certeza de que essa conta uma hora vai chegar. Contratos de longo prazo normalmente necessitam que as parcelas sejam reajustadas anualmente para acompanhar as variações de preços em momentos de incertezas e instabilidade financeira como o que vivemos. Não atualizar esses valores, pode gerar a conhecida “alavancagem”, que é receber barato de uma festa futura, para realizar a festa de agora.
Lembre-se, quem paga errado, paga duas vezes.
👌5 – Não pesquisar quem atesta a qualidade da empresa
Falar até papagaio fala, não é mesmo? Portanto, não basta a empresa falar bem de si. Procure saber com outros formandos como foi a experiência. Quais turmas ela atende? Em quais cidades? O que eles têm a dizer a respeito? Uma outra dica é conversar com fornecedores (buffet, salão, etc.), que por estarem envolvidos no meio, podem dar boas ou más referências a respeito.
🏦6 – Não entender para onde vai o dinheiro
Não saber como o dinheiro das suas mensalidades é administrado, é um grande risco! É importante saber se a empresa separa o percentual para os gastos administrativos, do valor que deve ser reservado para o pagamento dos fornecedores dos eventos. Essa é uma pergunta simples, mas que se não tiver uma clara resposta, traz um sinal de alerta importantíssimo!
⚠️7 – Contratar empresas não validadas
A empresa que você está buscando faz parte de alguma associação? Tem algum reconhecimento, alguma chancela que ateste a qualidade? O que o mercado fala sobre ela? E por último: ela faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Formatura, a ABEFORM? Você já consultou a ABEFORM para saber?
Essas são algumas dicas que vão te ajudar – e muito – a não cair em furadas e não confiar em empresas cuja promessa não é proporcional à entrega.
Que você faça uma ótima escolha e aproveite ao máximo alguns dos melhores momentos da sua vida! 😉